terça-feira, 1 de junho de 2010

Os movimentos da capoeira





  • Ginga - A ginga é um dos elementos básicos da capoeira e da movimentação do capoeirista. Ela é a base de todos os movimentos.
    O seu balanceado permite-lhe um grande dinamismo que não existe em outras artes marciais.









  • - É um movimento que permite deslocação do capoeirista pela roda e aumenta as possibilidades de movimentação do jogador. Permite ao capoeirista aproximar-se ou afastar-se do outro em determinados momentos. É semelhante à «roda» da ginástica desportiva.










  • Negativa e Rolê - Fazem parte da movimentação no chão, que permite ao jogador mover-se de maneira inesperada. Também este movimento é muito dinâmico, contendo inúmeras variações.










  •  Rasteira - É um movimento de capoeira com o qual o praticante busca desequilibrar seu adversário, aplicando uma rasteira com o pé, este passa rente ao chão e puxa o pé do outro jogador.










  • Meia-Lua de Frente - O capoeirista descreve com a perna esticada um arco de círculo, na horizontal, e depois o pé volta à posição de saída, para a base. É como passar a perna esticada por cima de uma cadeira.










  • Bênção - Quando o capoeirista dá um passo à frente para se aproximar do outro jogador e executa o golpe com a outra perna. É uma espécie de empurrão com o pé.










  •  Martelo - É um golpe rápido e explosivo dado com o peito do pé. A partir da ginga o capoeirista pode lançar a perna da frente ou a de trás, o golpe acerta de lado no adversário.










  • Cabeçada - É um golpe onde o capoeirista procura atingir o adversário com a cabeça enquanto ele faz um golpe de giro alto ou um aú. Tem técnica, porque pode magoar.










  • Queixada - Pode ser executada da base em que a perna que dá o golpe é a de trás descrevendo um círculo de dentro para fora; ou através de um giro do corpo em que a perna que vai dar o golpe é a da frente.









  • Armada - Aplica-se estando em pé e consiste em firmar-se com um pé no chão e com a outra perna livre, fazer um movimento de rotação, varrendo na horizontal, atingindo o adversário com a parte lateral externa do pé.









  • Meia-Lua de Compasso - É um golpe bastante violento e muito característico na capoeira. O capoeirista agacha-se sobre a perna da frente, e com a outra perna livre, faz um movimento de rotação, varrendo na horizontal ou diagonal.
    Quando se inicia o movimento de rotação, a mão vai ao solo para melhor equilíbrio. Atinge-se o adversário com o calcanhar.










  • Chapa de Costas - É a interrupção de uma armada ou uma meia-lua. Encolhe-se e distende-se a perna contra o adversário. Aplica-se a armada ou a meia-lua e no meio do giro, aplica-se a chapa em pé.










  • Ponteira - O capoeirista em base, procura atingir o adversário com a perna de trás, utilizando a parte abaixo dos dedos, na planta do pé. É um dos golpes mais perigosos da capoeira.










  •  Macaco - Consiste na aplicação de um salto para trás, cujo movimento começa com o agachamento, e a colocação da mão no chão, para trás, e próxima ao corpo.
    Dá-se um impulso no corpo para trás e executa-se um giro completo, terminando o movimento com a perna oposta a da mão que tocou primeiro o chão.










  • Aú Palhaço - É um aú no qual o praticante leva as duas mãos ao chão subindo imediatamente as duas pernas, juntando-as no alto, esticadas. Ainda no alto, dá-se uma torção no corpo, tocando o chão com a ponta dos pés.
    Inicia-se o aú de lado, mas ao tocar o chão, o capoeirista estará com a frente voltada para onde iniciou o aú.






  • domingo, 30 de maio de 2010

    Berimbau Eletrônico




    É o som que me leva...

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